sábado, 14 de setembro de 2013

Palavras de nosso pároco


Esta época do ano é esperada por muitos de nós com grande entusiasmo, especialmente pela proximidade da Festa da Padroeira. Pudera que tal entusiasmo se difundisse em todos os paroquianos e devotos de N. Sra. das Dores.

Foi pensando na expansão dessa devoção que pedimos ao Pe. Francisco que escrevesse sobre as origens e motivações da “Procissão pela cura do Câncer”. É a procissão com as velas que abre a “Semana da Padroeira”. Tal procissão, associada a N. Sra. das Dores, pelo que sabemos, é exclusiva da Paróquia das Dores. As velas ofertadas no final da procissão iluminam o altar de Nossa Senhora, agradecem as orações atendidas e velam pelas preces feitas. Testemunhas que somos das consolações da Virgem das Dores, gostaríamos que a confiança nela não só aumentasse entre nós, mas se alargasse a outras paróquias.

Estamos ainda navegando em mar profundo no “Ano da Fé”. Ao proclamá-lo, no documento Porta fidei, Bento XVI convidava a lermos e estudarmos o Catecismo da Igreja Católica e a rezarmos e refletirmos diariamente a oração do Creio. Talvez nem todos tenhamos conseguido atender ao primeiro pedido, mas ao segundo, certamente, o fizemos. O refrão do Hino oficial do Ano da Fé canta em latim “Credo, Domine, adaugenobisfidem”. Nós o cantamos na elevação do pão e do vinho consagrados na versão tradicional em português, “Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé”. Para continuarmos a manter tudo isso diante dos olhos e dentro do coração, o Lema e o Tema da Semana da Padroeira segue o primeiro documento, LumenFidei, do novo Papa, Francisco, que há poucos dias esteve em nosso País, na Jornada Mundial da Juventude.

Ao longo deste Informativo, podemos ler e nos preparar para a celebração de Nossa Padroeira. Cada um dos textos escritos pelos padres é uma contribuição para fortalecer e aumentar nossa fé. Obrigado aos autores. Desejo que este informativo possa ser útil a cada um de nós, a cada uma das pastorais, serviços e ministérios. Que Deus nos abençoe a todos.

Pe. Airton José Dallazen, SAC

Nenhum comentário: