sábado, 14 de setembro de 2013

O estereótipo católico


Muitos católicos têm o cacoete de quando pensam na Igreja imaginam logo o Vaticano, o Papa, a Cúria Romana, os Bispos, o clero... Tal postura está totalmente errada!

É daí que vem a triste e equivocada percepção de que os dogmas da Igreja, sua moral, sua disciplina nascem de um bando de burocratas eclesiásticos insensíveis e meio desumanos... Nada mais errado e enganoso!

A Igreja, com sua doutri...na, sua fé, sua liturgia, seus preceitos morais é o Povo de Deus, Corpo de Cristo constantemente orientado, vivificado, sustentado pelo Santo Espírito do Ressuscitado. Este Espírito Divino, conforme a promessa do próprio Cristo-Deus, conserva na Igreja fielmente a santa memória de Jesus Nosso Senhor e, ao mesmo tempo, inspira constantemente o Povo Santo, Corpo de Cristo e Templo do Espírito, a ser fiel ao Senhor, discernindo como viver em cada época, como anunciar em cada tempo, como aplicar em cada nova situação a perene fé católica e apostólica com todas as suas consequências na nossa vida.

A fé da Igreja e sua moral não são frutos de decretos do Papa ou dos Bispos; são obra do Santo Espírito! Quem reza, quem escuta a santa Palavra de Deus na Assembleia eucarística, quem participa com fervor e frequência do Sacrifício eucarístico, quem se esforça fervorosamente para ser verdadeiro amigo do Senhor e filho da Sua Igreja terá aquele instinto de fé, "sensus fidei" dizem os teólogos, aquela alegria, aquela complacência na verdadeira fé católico. Um católico, verdadeiro filho da Igreja viva, membro vivo do Povo Santo de Deus, sempre experimentará o instinto católico, presente no seu católico DNA. E a fé católica não é algo que a maioria dos católicos vivos decidem, mas revela-se somente na coincidência dinâmica e viva da fé dos católicos de hoje com a fé dos católicos de cada geração, dos Santos Apóstolos até a última geração deste mundo. Eis: somos católicos na extensão do mundo e na duração dos tempos... É um estupendo mistério, é uma espantosa graça!

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracajú-SE

Nenhum comentário: